Origens
Fundada em 1991 pelo Sensei Valmir Zuza, teve sua primeira casa no bairro do Castelo.
Antes da fundação de seu Dojo, Valmir Zuza era aluno e também ministrava aulas na academia Daruma dirigida pelo Sensei Reginato Carrera de Almeida. Na época era chamado pelos demais alunos de Senpai (aluno antigo).
Com a decisão de mudar-se para o Rio Grande do Norte, Sensei Reginato optou por encerrar as atividades da Daruma. O então Senpai Valmir Zuza, atleta das seleções paulista e brasileira em sua melhor fase como competidor resolveu fundar seu próprio Dojo. Nasceu então a Bonsai.
Agora com o título de Sensei, Valmir não esquece, como eterno bom aprendiz dos ensinamentos de Sensei Reginato que, apesar da distância, continua na em sua mente e coração servindo de apoio nas horas difíceis.
Colaboradores
A Bonsai contou com a importante ajude de alguns fiéis discípulos (Enio, Lara, André, Kátia, Toma e outros). Ajudaram desde a busca dos locais para a sede, como estando sempre prontos para treinar em qualquer lugar onde fossem marcados os treinos.
Uma pessoa muito importante nesta época foi o Fisioterapeuta Nivaldo Baldo. Um mecenas do esporte, gentilmente cedeu uma área da clínica para que fossem realizados os treinamentos até que fosse encontrado um local adequado para a sede da academia.
Com a fundação da academia Bonsai Jyuku, começaram a treinar alguns companheiros da equipe Daruma como Heitor Panetta, Carlos Fortunato, João Bittar e Macelo Tartari e depois vieram muitos outros.
Formação e Títulos
A academia Bonsai, além de campeã estadual (Audrey, Luciana, Katia e Agnes), foi campeã do primeiro campeonato nacional interclubes RJ (Zuza, Vicenzi, Marcio e Mauricio).
Os treinamentos no Dojo nunca tiveram ênfase na competição, o foco foi sempre treinar karate, com um treinamento físico muito forte, pois segundo Sensei Zuza a técnica não existe sem a colocação da força explosiva.
A disciplina exigida de todos os alunos ajudou a formar bons faixas pretas com grande capacidade de luta, mas principalmente pessoas com uma mente equilibrada e aptas para a vida moderna, sendo comum na Bonsai o pai que entrou jovem adolescente, depois de alguns anos trazer o filho(a) para treinar junto.
Crianças
Na academia Bonsai há um horário próprio para crianças a partir de cinco anos, onde o plano de aula visa principalmente o desenvolvimento especifico das habilidades básicas, com atividades motoras utilizando não só o Karate, mas várias modalidades esportivas como: Judô, futebol, vôlei, peteca e ginástica olímpica sempre como atividades lúdicas.
A criança deve aprender Karate brincando e se divertindo. Quando isso ocorre de maneira sistemática e com conhecimento e responsabilidade, a criança não desiste da modalidade no futuro.
A academia Bonsai trabalha com o objetivo de formar atletas a longo prazo e de maneira natural, tomando o cuidado de não especializar o jovem precocemente, sempre buscando de maneira individual o melhor momento para a especialização.